O conhecimento ampia a nossa visão do mundo

Postagens populares

segunda-feira, 16 de março de 2015

Uma vida inteligente e nobre

Uma vida inteligente e nobre

Todo ser humano deseja ter uma vida inteligente e nobre. Não somos, como muitos pensam, apenas miseráveis, egoístas e submetidos às modas. Nem somos meros consumidores. Somos também criadores. Precisamos, sem dúvida, viver bem, mas também necessitamos nos sentir dignos, livres e capazes de fazer coisas valiosas. A filosofia é um convite para obter uma vida verdadeiramente humana, pois consiste, exatamente, em viver inteligentemente.
A inteligência é a faculdade mais importante do ser humano. .Permite que enfrentemos problemas, inventemos coisas, tomemos decisões adequadas. Por isso, é importante saber utilizá-la. Nosso modo de viver depende de como usamos nossa inteligência, no trabalho, na escola, na vida familiar, com os amigos e na vida em sociedade.
Em nossa vida, ocorre a mesma coisa que no jogo de cartas. Todos nós - na vida e no jogo – recebemos  cartas as quais não podemos escolher: cartas genéticas, sociais, econômicas, culturais e políticas. Algumas cartas nos servem e outras, não. Todavia,  só isso não basta; é preciso saber jogar, lidar com as cartas que se têm nas mãos. Do mesmo modo, temos de saber lidar com a realidade que nos cerca e, sem dúvida, a melhor forma de fazer isso é agir  com base na capacidade de pensar.
Ensinar a usar a inteligência da melhor maneira possível é tarefa da educação, mas, especialmente, da filosofia.
O filósofo é um explorador incansável, que não se limita a olhar e a contemplar o mundo, mas que reflete sobre o que vê, investiga os fatos. Analisa os elementos que o cercam e aspira a viver de acordo com o que pensa.
Por isso, a filosofia é uma área fundamental do conhecimento humano, pois avalia nossa forma de ser e de agir. No decorrer de nossa trajetória de vida. Assimilamos crenças, valores, preconceitos e verdades que precisam ser analisados, questionados e criticados. Essa é.a missão da filosofia: auxiliar a compreender, avaliar é agir racionalmente. Somente quando algo é pensado criticamente, sem se limitar a repetir o que existe no senso comum, passa a ser  definitivamente apropriado.
Ter ideias claras, dirigir bem a vida e compreender o mundo não são tarefas fáceis. Para conseguir realizá-las, é preciso muitas coisas e. sobretudo, aprender a pensar criticamente.
O adolescente, por exemplo, deve pensar filosoficamente nas questões que lhe chamam atenção, porque suas preocupações envolvem o processo de crescimento e amadurecimento; ele precisa entender que vive um momento delicado, que envolve escolhas de todas as ordens.
A filosofia é um pensamento rigoroso que tem como objetivos refletir e investigar o mundo em que vivemos, questionando modelos, problematizando valores e práticas. Para "fazer filosofia", convém aprender a pensar bem, saber o que os outros(filósofos, poetas, psicólogos.. cientistas, etc.) pensaram sobre a vida e sobre o mundo, saber interpretar teorias e conceitos e verificar a validade dos argumentos. Devemos procurar conhecer as formas de interpretação do mundo, a fim de buscarmos uma forma autônoma e vigorosa de encarar a vida.

Há uma ideia que é muito adequada para começar um estudo de filosofia: incipit vita nova. “Comece uma vida nova” E o que pretendemos discutir caminhos para começar a pensar filosoficamente e, assim, viver melhor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário