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quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Educação e emancipação
Educação e Emancipação
Adorno se refere ao texto de Kant Resposta à pergunta: o que é ilustração? , segundo o qual um homem emancipado é um homem sem guia, isto é, minoridade é viver sem independência que vem do uso da racionalidade. É a covardia em agir pelo próprio pensamento, assumir a sua racionalidade.
O que impede o homem de assumir a sua maioridade é a preguiça e a covardia. Preguiça de ler, de aprender, de pesquisar, de ouvir e de cansar em busca de uma maneira melhor de viver. Covardia em não enfrentar os problemas, os erros, as decepções, conduzindo à preferência de se manter como uma espécie de criança imatura. Para tudo se necessita de outro dizendo o que se deve ser e fazer.
Para quem perguntamos as coisas fundamentais da vida? Quem é o guia? Algum familiar, como pai ou a mãe? O professor, o pastor, o padre, o político, o livro, o filme? Todas essas pessoas podem mediar, nos fazer crianças e nos impedir de crescer e mostrar ao mundo quem verdadeiramente somos ou podemos ser.
A minoridade é uma prisão. A maioridade é a libertação. A liberdade virá a partir do momento em que se assume a racionalidade, ou melhor, o esclarecimento. A escola deve ser o palco do esclarecimento, para então se tornar geradora de cidadania. O sinal de que isso está acontecendo é o uso público da razão. Isso significa assumir posições refletidas, o que é diferente do uso privado da razão, que é responder racionalmente a situações corriqueiras, como se calar diante da autoridade. Quem tem coragem de usar a razão? Quem tem vontade de superar a si mesmo? Quem usa a razão só para não ter problemas pessoais (uso privado da razão)? Quem usa a razão enfrentando o mundo para melhorá-lo (uso público da razão)?
Os oficiais dizem: não questione, pague. Os religiosos dizem: não questione, creia. O traficante diz: não questione, use. A televisão diz: não questione, assista, compre e seja. O político diz: não questione, vote...
Entretanto, a pessoa emancipada questiona abertamente, sabe o que quer e precisa disso para ser livre. Ela quer saber o motivo, ela precisa entender para aceitar ou não o que lhe é falado, ordenado. Ela usa os estudos, o raciocínio, a imaginação e a crítica para seguir o seu caminho.
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